04/05/2011 , 14:35

UMA VIDA ÍMPAR

Todo ontem é um sonho; todo amanhã, uma visão,
mas o hoje bem vivido, faz com que
todo ontem seja um sonho de felicidade
e todo amanhã, uma visão de esperança.

( Rabindranath Tagore )

O que todo ser humano almeja é a felicidade, mas poucos chegam a vivê-la e muitos desacreditam dela. A maior parte das pessoas acredita que a felicidade é preencher vazios existenciais, para o insone é dormir bem, para o obeso é perder peso, para o devedor é saldar os débitos e assim por diante, mas o que se nota é que, preenchido um vazio um outro surge e a insatisfação se perpetua. Poucos se apercebem que o descontentamento com a vida surge por não terem aprendido a lidar consigo mesmo, com a forma como carregam o próprio fardo existencial, pois o problema da vida nunca está fora e sempre dentro de cada um. O peso real não é a dívida, mas o ter-se endividado; não é o colega de trabalho ou o chefe, mas a forma como nós lidamos com eles; não é o problema do filho, mas a nossa própria preocupação com ele e assim por diante. Quando tomamos consciência de que o problema não está fora, mas dentro de nós, é mais fácil fazer as mudanças de atitude para melhorar a nossa vida, fazê-la mais feliz, torná-la ímpar.

O peso da vida, cada um o sente de uma forma individual, o que para um é fardo insustentável, para o outro é uma brincadeira; o que faz chorar a um fará rir ao outro e o aquilo que “pesa” na vida de cada um é a fonte do que se denomina “Stress”, que nada mais é do que a tensão que cada um é capaz de suportar. Dentro de um certo limite o stress é benéfico e motivador, é o chamado “eustress”, mas sempre que foge do controle ele passa a ter um efeito prejudicial sobre a vida e afeta nosso humor, sono, libido, imunidade, etc

Quando um estímulo (visual, auditivo, etc) chega até nós, uma parte do nosso cérebro, o córtex, o identifica; uma outra parte, o sistema límbico lhe dá uma tonalidade afetiva, diz se é algo desagradável ou agradável, P.Ex, eu ouço um som qualquer e o córtex o identifica como uma música e o sistema límbico me diz se é uma música que me irrita ou me alegra. Todo estímulo que seja desagradável para uma pessoa irá trazer reações orgânicas típicas, como palpitações, mãos frias, opressão respiratória e outras bem perceptíveis e imediatas, mas o maior problema é o que acontece silenciosamente no corpo a longo prazo, como a baixa da imunidade que aumenta a tendência a gripes, herpes, câncer, etc e isso tudo acontece porque o stress intenso ou prolongado promove elevação dos níveis dos hormônios adrenalina e cortisol no sangue. A adrenalina ajuda a aumentar a pressão sanguínea, acelera o coração, contrai as pequenas veias da periferia do corpo, mas o maior vilão é o cortisol, que em níveis normais aumenta a imunidade mas em excesso baixa a imunidade, predispondo a infecções de repetição, abaixa a libido, aumenta a tendência às alergias, problemas de pele como coceiras, acne e eczemas, induz a um profundo desânimo que se confunde com depressão, traz alterações de apetite ( ou come demais ou perde a fome ), desencadeia mudanças repentinas de humor, de irritação a apatia, de alegria a tristeza, aumenta muito a queda de cabelos e o mais sério é que ele destrói as ligações entre as células nervosas ( sinapses ) levando a diminuição da memória, piora da concentração e da capacidade de aprendizado.

Aprender a controlar o stress, praticar técnicas de meditação e relaxamento são formas que, aliadas a uma boa nutrição, atividade física, lazer adequado e relaxante nos ajudam a retomar as rédeas de nossa própria vida, nos permite deixar de sermos escravos de nossa rotina para sermos senhores do nosso futuro que será tão feliz quanto sejamos capazes de aprendermos a construí-lo no viver do nosso hoje.

Uma vida ÍMPAR, a serviço do bem estar próprio e da sociedade é meta atingível, só depende de cada um de nós.

Dr. José Roberto C. Souza

Médico homeopata

 

Categorias

Links