04/05/2011 , 15:07

AH, QUE RAIVA!

As reações emocionais básicas do ser humano são como degraus que partem das emoções negativas e vão até as positivas. A primeira delas é a raiva, uma emoção tão básica que até os répteis já a possuem, uma vez que está ligada às partes mais primitivas do cérebro. A emoção negativa seguinte é o medo, que já encontramos nos mamíferos inferiores, possuidores de um córtex cerebral mais evoluído e capacitado a avaliar e interpretar situações de risco potencial. Ainda no espectro negativo existe a tristeza, uma emoção que leva a imobilidade e depressão das atividades e a última das reações emocionais é a solidão, que é a frustração na tentativa de socialização, de convivência com a espécie. Em seguida temos uma emoção indiferenciada, a excitação, que tanto pode ser negativa quanto positiva.

A partir daí nossa escada emocional passa ao domínio do positivo, onde o primeiro degrau é a alegria, sentimento que induz ao desejo de rir, pular, gritar, gestos efusivos. Logo depois temos a companhia, sentimento que traz segurança e prazer na convivência com sua espécie e é o oposto da solidão, sendo que esta é a causa mais comum do apego exagerado aos animais quando, pela dificuldade em se socializar e conviver de maneira saudável com outros seres humanos, algumas pessoas fazem dos animais de estimação os seus “melhores amigos” e passam a dedicar a eles a maior parte de seu tempo livre, anestesiando a solidão, em um desvio doentio do comportamento. No último degrau temos a emoção do amor, o mais nobre e levado dos sentimentos, que impele à aproximação com o objeto de afeto, e induz a comportamento lânguido e tranqüilo, com relaxamento muscular e produção de neurotransmissores capazes de aumentar a imunidade e regularizar a pressão sanguínea.

As emoções negativas levam a aumento do cortisol e adrenalina, hormônios necessários à nossa sobrevivência, mas que em excesso contribuem para baixar a imunidade, desencadear hipertensão, alergias, câncer, queda de cabelo, diminuição da concentração e da memória e queda da libido. As emoções positivas, todas, agem de modo oposto e positivo em nosso organismo.

O grande problema é que a devastação bioquímica causada por uma única emoção como a raiva precisa de 9 estímulos positivos para ser neutralizada, então para ter saúde e evitar as doenças degenerativas torna-se essencial aprender a controlar as emoções negativas e cultivar as positivas.

Nossas emoções têm tanta repercussão no plano orgânico, que até a lágrima tem composição química diferente, conforme seja gerada por uma emoção negativa ou positiva, mostrando a íntima relação entre a mente e o corpo.

Dessa forma, atitudes como evitar companhias desagradáveis e cultivar bons amigos, aprender relaxamento, organizar o tempo, praticar exercícios, preservar as liberdades pessoais são como um seguro-saúde, mas acima de tudo, lembrar que o cultivo do amor é chave para a longevidade com saúde mental, emocional e física, bases da evolução espiritual.

 

Dr. José Roberto

 

Categorias

Links