04/05/2011 , 15:29

PROMESSAS DE ANO NOVO

Com certeza, considerando a multidão de pessoas com excesso de peso em nosso país, uma considerável parte das promessas de ano novo foi a da emagrecer. Quase todos a fizeram com a finalidade meramente estética, mais preocupados com o olhar alheio do que focados em si mesmos, no bem estar, na saúde, que deveriam ser o objetivo primordial. Ainda que com uma finalidade fútil, a meta é válida e necessária e faremos algumas considerações a respeito de como atingi-la.

Hoje se sabe que a obesidade, principalmente quando concentrada na barriga pela adiposidade visceral, está ligada fatidicamente a todas as doenças degenerativas da modernidade, como Diabetes, Alzheimer, Câncer, Hipertensão, Derrame e Enfarte. Ou seja, quem está ganhando barriga está numa encruzilhada onde os caminhos são uma profunda mudança de hábitos de vida ou preparar-se para uma daquelas penosas alternativas de doença. Para qual delas irá derivar, está ligado às tendências de doenças familiares ou predominância de determinados maus hábitos, como o de consumo de doces aumentando a propensão ao diabetes.

Por outro lado é extremamente fácil viver bem e ter saúde. Bastam o controle do stress, atividade física regular e cuidar da alimentação. Os cuidados de alimentação necessários para se conseguir um peso equilibrado são muito simples, uma vez que o mais importante são as poucas coisas a evitar, embora a dificuldade seja que essas poucas coisas são aquelas predominantes nos hábitos da população, o que exige uma disciplina para mudança de hábitos.

O que evitar – Açúcar branco (doces, refrigerantes, sorvete, chocolate, etc), batata, alcoólicos e, principalmente, trigo refinado (pão branco, pizza, macarrão, bolachas, mesmo as de água e sal, esfiha, etc). Além disso é conveniente evitar alimentos gordurosos (maionese, frituras, embutidos, etc), limitar o consumo de sal refinado e usar apenas a Stévia pura, como adoçante.

O que usar, é quase livre. O importante é acrescentar alimentos mais saudáveis e pouco habituais, para suprir o corpo com os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e a proteção contra aquelas citadas enfermidades. Substituir o arroz branco pelo arroz integral já é um grande passo. Macarrão de Trigo sarraceno (o Sobá verdadeiro e original) de Quinoa ou o integral no lugar do  macarrão comum é outro grande avanço. A aveia em flocos é ouro puro, pelo alto teor de fibras e por ajudar a estabilizar a glicose do sangue por um período longo. Sementes como a Linhaça, Quinoa, Gergelim, Alpiste, Abóbora, Girassol, etc, têm um alto teor de minerais essências para a saúde,. Todos os legumes, verduras e frutas podem, salvo casos individuais, serem usados e aqui vale um lembrete, se eles forem crus, aproveitam-se melhor suas vitaminas e minerais, pois o cozimento leva a alguma perda daqueles nutrientes e o cozimento (água+calor), por aumentar a hidrólise térmica, aumenta também o conteúdo de “açúcar”, dos mesmos.

Pequenas mudanças, grandes resultados.

Dr. José Roberto

 

Categorias

Links