05/05/2011 , 12:29

DOS 7 PECADOS

Em outro texto falamos dos pecado,s virtudes e dons como balizadores da saúde social, mas cabe estendermos um pouco a compreensão do conceito de pecado e a sua relevância para o homem. Vamos além da definição simplista do pecado como uma transgressão ao preceito religioso, para compreendê-lo como uma agressão ao homem propriamente dito, ou algo que dificulte uma vida plena, uma convivência saudável e harmoniosa entre os seres humanos, senão vejamos:

IRA A ira é um sentimento que incita a pessoa a agir agressivamente contra outra e que, com freqüência induz a desejos de vingança. A ira é má conselheira e seu domínio leva o homem a atitudes muitas vezes irreversíveis, que geram tristeza, mágoa e revolta.

INVEJA – A inveja é um dos “pecados” mais destrutivos, do ponto de vista energético. É um misto de raiva e desgosto que surgem ao se ver alegria, posses ou sucesso do outro; não é apenas querer ter o que o outro tem, mas o desejar que o outro não o tivesse. O invejoso tende a minimizar as conquistas do outro, depreciar aquilo que o outro possui e que ele gostaria de ter e os comentários que faz trazem o veneno corrosivo da crítica e menosprezo.

PREGUIÇA – A preguiça, indolência ou negligência que estão contidos na indisposição para o trabalho ou esforço em uma pessoa, mais do que a ela própria é algo que afeta a todos, pois o que um não faz, outro terá que fazer, o que um não produz, outro terá que produzir e o ônus é transferido. Quando cada um faz sua parte, todos se esforçam menos.

GULA – A gula ou excesso no comer e beber tem a conotação da avidez. Muitas vezes está ligada a profundas carências emocionais ou frustrações afetivas e a avidez no comer se torna uma válvula de escape compensatória daqueles problemas, mas a gula traz suas conseqüências no ganho de peso e perda da saúde aumentando a ansiedade e gerando um círculo vicioso difícil de ser quebrado sem ajuda profissional adequada.

LUXÚRIA – Luxúria significa libertinagem, lascívia, corrupção, amor aos prazeres carnais e se manifesta na busca desmedida se sua satisfação. A luxúria está na base da degradação do indivíduo, da estrutura familiar e da sociedade como um todo, por corromper a moral e os princípios éticos que lhe dão sustentação e estabilidade. Até mesmo impérios, como o romano, ruíram a partir do momento em que a luxúria se disseminou em seu seio.

AVAREZA – Avareza é o apego desmedido ao material, é o não querer dividir mesmo o que se tem de sobra. O avarento nunca acha que tem o suficiente e que sempre pode ter necessidades futuras, daí o incremento da ambição, da cobiça. O mais triste é que pessoas avarentas não desfrutam do que possuem, pois para investir no prazer é preciso investir e o avarento só encontra prazer no possuir, por possuir. Um ditado lapidar é aquele que diz que “ser rico não é ter mais, é precisar de menos” e se olharmos bem veremos que algumas das pessoas mais ricas que conhecemos possuem poucos bens materiais e algumas das mais pobres, por não desfrutarem do que possuem, são tidas como milionárias.

SOBERBA – Soberba, arrogância, orgulho, são sinônimos. É o exagerado amor próprio ou o alto conceito que o indivíduo tem de si mesmo e que o leva a enxergar os outros como menos capazes ou inferiores a si mesmo e esse sentimento dificulta a evolução pessoal por levá-lo a não aceitar ou desqualificar ensinos de pessoas que tenham titulação abaixo da sua e devemos nos lembrar que “ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar e nem tão sábio que não tenha algo a aprender”. Algumas categorias profissionais, segundo a crítica e observação populares são particularmente afetados por esse “pecado”: os Juízes nós, os médicos. Algumas vezes ouvimos comentários do tipo “existem dois tipos de médicos (ou juízes), aqueles que pensam que são Deuses e aqueles que tem certeza que são”. Vox populi, vox Dei?

O afastar-se dos “pecados” é a chave para o crescimento e evolução do homem, o cultivar das virtudes que lhe são opostas, como opor a humildade ao orgulho, abre novas portas ao conhecimento, opor a tolerância à ira ajuda a construir a paz, impor moderação à gula nos torna mais saudáveis, minimizar a avareza e cultivar a generosidade nos alegra e engrandece a alma, dominar a inveja nos liberta para alcançar o que merecemos, vencer a preguiça nos fortalece e nos leva a construir um futuro melhor e extinguir a luxúria buscando a satisfação equilibrada dos instintos nos humaniza e nos torna mais aptos para a construção de um mundo de mais justiça, igualdade, ética e respeito.

Dr. José Roberto

 

Categorias

Links