04/05/2011 , 14:38

SAÚDE!!!

O homem tem, e sempre terá, dificuldade em definir aquilo que é normal e natural e um conceito difícil de se definir é o conceito de saúde. Uma coisa óbvia é que saúde não é apenas a ausência de doença, mas engloba uma completa sensação de bem estar orgânico e emocional, além da atividade harmônica e regular das funções do corpo. Podemos ainda compreender e recuperar a saúde em diversos níveis ou dimensões, por exemplo:

- A saúde na dimensão orgânica pode ser melhorada através de uma alimentação saudável e equilibrada, além de repouso e exercício adequados.

- Na dimensão mental, as técnicas de meditação e concentração, terapias analíticas ou a prática de exercícios com o Yoga e tai chi chuan, são auxiliares valiosos para melhor  direcionamento das funções da mente, com maior domínio dos pensamentos.

- No nível emocional, fonte de muitas doenças manifestas no corpo, é possível um trabalho de tomada de consciência e melhoria, através de métodos psicoterapêuticos, sendo que para cada caso haverá uma melhor abordagem. Grupos de auto-ajuda como Neuróticos Anônimos prestam um inestimável apoio aos sofredores emocionais, como depressivos ou  compulsivos. Vale lembrar que, por definição, neurose significa “ sofrimento emocional que não tem uma causa orgânica” e dessa forma, o ciúme, a inveja, o egoísmo, o rancor, as “manias”, a teimosia, a preocupação excessiva,etc, são sofrimentos neuróticos desde que não possuam uma base orgânica.

- Quando o homem trabalha a saúde em todos esses planos, com as funções do corpo em seu nível ótimo, direciona de modo positivo e construtivo os seus pensamentos e consegue um equilíbrio em suas emoções tornando-se seu senhor , ao invés de ser escravo delas, chega à condição de alcançar o plano mais elevado da saúde, que é a saúde espiritual. A saúde espiritual é a condição de reconhecimento do pequeno ante a existência do Grande e da nossa situação transitória na terra, oportunidade para o exercício do altruísmo e da fraternidade além do compromisso de deixar este mundo melhor do que o encontramos.

Porém essas reflexões filosóficas pouco acrescentam à indagação implícita no início, qual seja, o que é a saúde? O sábios orientais, há séculos avaliam a saúde de acordo com as seguintes condições :

1) AUSÊNCIA DE FADIGA- Uma pessoa sadia não sente desânimo ante as dificuldades e está sempre disposto a enfrentar desafios como uma aventura, tanto maior o desafio, maior é o prazer em supera-lo.

2) BOM APETITE- O bom apetite é essência da saúde e é o contrário de comer muito. Uma pessoa com bom apetite sente prazer com pratos simples e naturais, não precisando de muitos condimentos ou enfeites para ativa-lo. O apetite sexual e sua satisfação natural também são indicadores de boa saúde. Quem não tem apetite sexual e não sente prazer, está carecendo de um ingrediente essencial de saúde.

3) SONO PROFUNDO- A pessoa saudável entra em sono profundo em até 5 minutos após se deitar e ser capaz de acordar expontâneamente na hora fixada antes de dormir, se sente descansado com 4 a 6 horas de sono e tem um sono sem pesadelos ou agitação.

4) BOA MEMÓRIA- A memória é a bússola de nossa vida, essencial no aprimoramento da personalidade. Ela deveria desenvolver-se cada vez mais com a idade. Sem boa memória o bom julgamento é difícil e sem bom julgamento o nosso esforço pode se perder. Qualquer falha de memória é sinal de debilidade na saúde.

5) BOM HUMOR- Uma pessoa sadia não dá lugar à raiva, está satisfeita mesmo nas crises e sua voz, atitudes e mesmo a crítica, transmitem bom humor.

6) RAPIDEZ DE RACIOCÍNIO E EXECUÇÃO- Uma pessoa com saúde é capaz de fazer julgamentos sólidos, imediata e instintivamente, agindo com rapidez e precisão na hora do perigo, evitando acidentes. Destacam-se por criar a beleza e a ordem ao seu redor e em suas vidas. A beleza e a felicidade são expressões da ordem do universo e se traduzem na beleza dos detalhes da vida cotidiana, para quem é saudável.

AVALIAÇÃO – Das 6 condições acima, as 3 primeiras são fisiológicas e as demais são psicológicas. Conte até 10  pontos para cada um dos 3 primeiros itens, até 20 pontos para o 4º. E 5º itens e até 30 pontos para o último critério. Partindo-se do total possível de 100 pontos, aquele que possa, honestamente, se atribuir 40 pontos, goza de saúde relativamente boa.

Dr. José Roberto

 

Categorias

Links