04/05/2011 , 14:55

TRATE SEU FILHO COMO CACHORRO.

Se você quiser  ter um filho saudável, trate-o como um cachorro! Esta foi a incrível conclusão a que cheguei após ler um artigo da Revista Saúde!, (Ed.Abril) em que se falava a respeito da maneira de se cuidar de cães de diferentes raças, conforme transcrevo parcialmente nas próximas linhas.

O artigo diz, “ainda são poucos os fabricantes que se preocupam em adequar seus produtos às características dos cães…levando em conta…a propensão a doenças”, “para se manter saudável o animal precisa de alimentos que atendam às suas peculiaridades”. “Acertando na ração é possível prevenir até aquelas doenças mais comuns” e depois passa a indicar os nutrientes presentes nas rações e necessários para a prevenção das doenças.

POODLE – Contém vitaminas, antioxidantes e aminoácidos que favorecem a pelagem (cabelos) e previnem as cataratas…condroitina e glucosamina protegem as articulações.

MALTÊS – …(ração) sem milho, reduz a sensibilidade digestiva. A biotina e o zinco dão brilho ao pêlo.

DACHSHUND – O objetivo é fortalecer a musculatura e impedir o sobrepeso, que leva a problemas na coluna. … algumas fórmulas tem protetores articulares (condroitina e glucosamina) e baixo valor calórico, além de L-carnitina, para queimar gordura.

COCKER Extratos vegetais, vitamina A e ácidos graxos previnem problemas de pele, hálito e visão, além de reduzir o odor corporal.

YORKSHIRE – Vitaminas e aminoácidos melhoram a pelagem (cabelos) e aumentam a imunidade.

LHASA APSO – Proteínas e óleo de Prímula combinados com ômegas 6 e 3 protegem o pêlo e a pele, afastando alergias.

PITBULL – Ele precisa de energia e sua ração deve fornecer proteína, protetores articulares (Glucosamina e Condroitina) e L-Carnitina para definir os músculos.

LABRADOR – A ração tem baixo valor energético porque ele tende à obesidade.

BULDOGUE – Possui altas doses de vitamina A, óleos de Prímula e de peixes de água fria (boas fontes de ômega 3), além de proteínas para desenvolver a musculatura. Tem baixo valor calórico, o que reduz o risco de obesidade.

Por uma dessas inexplicáveis inversão de valores, rações para filhotes de cães contêm Ômega 3 em sua formulação e a “ração” dos filhotes humanos no Brasil não o contém. No Japão e em outros países é obrigatória a adição de ômega 3 aos leites para bebês e aqui nós não o fazemos e como não estudamos nutrição nas faculdades de medicina, a maioria de nós Médicos ignoramos a sua importância. O leite humano tem 30 (trinta!) vezes mais DHA (um tipo de ômega 3) do que o leite de vaca e o DHA está diretamente ligado ao desenvolvimento do cérebro e da inteligência nos bebês e como existem diversos trabalhos que mostram que os bebês amamentados mais tempo têm melhor concentração e aprendizado do que os que usam aleitamento artificial pode-se ver a importância desse suplemento e assim recomenda-se agregar 20 mg de DHA por Kg de peso do bebê em cada mamadeira, para suprir tal carência.

Baixa atenção e concentração, hiperatividade, irritabilidade, depressão, hostilidade, violência nas reações, agressividade, alergias, eczemas e muitas outras manifestações cada vez mais presentes nas crianças, estão ligadas à carência de ômega 3 e outros nutrientes, cada vez mais escassos na alimentação infantil (e também dos adultos) em função dos maus hábitos alimentares.

Por tudo isso, podemos concluir que todos aqueles que gostam mais do seu filho do que do seu cachorro, deveriam promover uma troca das “rações”, pois sem dúvida alguma, o que você dá pro seu cachorro é mais saudável do que o que o seu filho come! Aliás, cabe até mais uma reflexão: procure ver se você tem com seu filho a mesma paciência que tem com seu cachorro, se você faz ao filho a mesma festa e carinho que faz ao cão ao chegar do trabalho, se você tem tempo para levar os dois para passear (no filho não precisa coleira) e se tem disposição para “adestrar” o filho da mesma forma como faz com o animal de estimação e assim por diante e, caso não, dar início à mudança de atitude necessária para se criar filhos mais equilibrados, inteligentes, saudáveis e, sobretudo, mais felizes.

Dr. José Roberto C. Souza

Médico Homeopata

 

Categorias

Links