04/05/2011 , 15:09

A CARNE É FRACA

Um dos mitos nutricionais mais difundidos é da “necessidade” do consumo de carne vermelha para a saúde. As pessoas mais saudáveis que conheço são vegetarianas e um desses exemplos é o ex-campeão de boxe, Éder Jofre, vegetariano estrito há mais de 40 anos e dotado de invejável saúde. Quando temos mil teorias e um único fato que as contraria, esqueça as teorias, pois o fato é verdadeiro.

Em paralelo a esta observação, surgem cada vez mais evidências da estreita ligação da carne vermelha com as doenças degenerativas prevalentes em nosso tempo e como exemplo temos uma recente pesquisa publicada nos EUA mostrando que a diminuição no seu consumo pode reduzir a mortalidade em 11% nos homens e em 16% nas mulheres e o índice de doenças cardiovasculares poderia cair em até 21% para as mulheres.

A forma de preparação pode agravar o quadro, uma vez que a alta temperatura ao grelhar ou fritar a carne aumenta a produção de substâncias cancerígenas enquanto o churrasco, pela liberação de alcatrão do carvão, potencializa essa tendência ou as carnes industrialmente processadas, como lingüiça, hambúrgueres e salsichas que levam nitratos e nitritos, substâncias que ao se transformar em nitrosaminas e aumentam a probabilidade de câncer de estomago e intestino.

Um dado interessante do Brasil relaciona a incidência de câncer intestinal às regiões geográficas. No Amapá encontramos um índice de 1,51 caso, enquanto o Rio Grande do Sul, terra do churrasco, esse índice é quase 19(!) vezes maior, ou assustadores 28,5 casos a cada 100 mil habitantes! No resto do mundo essa ligação se mantém mostrando que o câncer intestinal tem ligação direta e proporcional ao consumo de carne vermelha.

A Índia, país onde o gado é sagrado e o consumo de sua carne é baixíssimo, encontramos níveis de câncer intestinal muito pequenos e estáveis há décadas e o Japão, que tinha números semelhantes aos Indianos até a década de 60, viu uma explosão do aumento a partir dessa época, correlacionado à ocidentalização da dieta e aumento do consumo da carne vermelha.

Também recentemente publicou-se estudo mostrando que quem consome mais de 10 porções de carne vermelha por semana, aumenta em 50% o risco de cegueira por um problema denominado “degeneração macular”.

A saúde se apóia no tripé emoções – nutrição – exercício e a as doenças “modernas” como câncer, hipertensão, infarto, derrame, Alzheimer e diabetes têm no fator nutricional uma importante causa contribuinte e lamentavelmente a quase totalidade dos médicos não recebe formação em nutrição clínica e acabam sendo tão vítimas daquelas doenças quanto os seus pacientes, não sabendo se orientar e muito menos orientá-los.

Para quem não abre mão da carne vermelha, a orientação é aumentar grandemente o consumo de saladas coloridas e grãos integrais na mesma refeição e antes da carne, além de frutas na sobremesa, uma vez que as fibras e antioxidantes neutralizam parcialmente os seus efeitos nocivos.

Dr. José Roberto C. Souza

Médico Homeopata

 

Categorias

Links