04/05/2011 , 15:19

CALORIAS & CALORIAS

Durante longo tempo nos habituamos a um costume de “contar calorias” com a finalidade de manter um peso adequado, por um raciocínio simplista que o tempo e as pesquisas mostraram ser parcialmente equivocado, de que bastava fazer um calculo das calorias consumidas e das gastas para esta equação indicar quanto alimento consumir. Dentro desse raciocínio simplista, comer 1500 calorias de pão francês ou comer 1500 calorias de um gorduroso abacate daria o mesmo resultado na perda de peso.

O avanço do conhecimento sobre o metabolismo trouxe informações valiosas mostrando que, mais importante que as calorias é a sua procedência, uma vez que as gorduras,carboidratos e proteínas agem de modos distintos no corpo. Embora 1 grama de gordura contenha muito mais energia que 1 grama de carboidrato ou proteína , seus efeitos sobre o ganho de peso são diferentes.

Hoje se sabe que o principal parâmetro para o ganho (ou perda) de peso é o equilíbrio entre dois parâmetros que são o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG) dos alimentos. O IG diz a velocidade com que um alimento eleva a glicemia (“açúcar do sangue”) e CG diz a quantidade de “açúcar” que ele irá colocar para dentro do sangue e para ilustrar a importância disso, basta dizer que a CG de apenas 5 bolachinhas de água-e-sal (Cream-Cracker) equivalem à de 20 xícaras (das de chá) de brócolis, ou seja, para comer a mesma quantidade de “açúcar” contidas nas 5 bolachas, há que se comer uma “montanha” de brócolis!

Quando um alimento de alto IG é consumido, a glicose do sangue sobe como um rojão, levando a uma reação súbita e excessiva do pâncreas, liberando insulina que retira a glicose do sangue para levá-la para as células, mas como a capacidade de armazenamento de glicose nas células é limitada, todo o excesso se acumula como gordura, principalmente na região abdominal e é pior ainda se o alimento também for de CG alta. Quanto mais insulina é liberada, mais glicose do sangue é retirada e mais o tecido adiposo irá cumular gordura.

Alimentos com alto IG matam a fome de imediato, mas a fome logo volta criando um círculo vicioso onde, quanto mais se come, mais se quer comer e o ganho de peso é inevitável além de, a longo prazo, predisporem às doenças degenerativas como diabetes e outras ligadas à obesidade.

Considera-se baixo um IG menor que 55 e alto um IG acima de 70 e, para comparação basta observar que um pão francês de 30 gr tem IG de 95 e CG de  14, enquanto 245 gr de aveia tem IG de 42 e CG de 10; 1 xícara de arroz branco tem IG de 72 e CG de 26, enquanto o arroz integral tem 50 e 16, respectivamente e 90 gr de nosso amado feijão tem IG de 27 e CG de 4,8 e 1 xícara do citado brócolis tem IG de 20 e CG de apenas 1,4.

Tudo isso é um indicativo de que a qualidade dos alimentos, mais que sua quantidade deve ser a baliza para quem quer perder peso e principalmente manter sua saúde, porque calorias não são iguais em seus efeitos orgânicos.

Dr. José Roberto C. Souza

Médico homeopata

 

Categorias

Links